Rodovias federais em Minas Gerais receberão investimentos de R$ 1 bi

Caminhões em uma rodovia federal de Minas Gerais, destacando os investimentos nas rodovias do estado e a infraestrutura viária local, cercada por natureza exuberante.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê, para este ano, investimentos superiores a R$ 1 bilhão nas rodovias federais que cortam Minas Gerais. A projeção inclui cerca de R$ 800 milhões para conservação e manutenção, R$ 100 milhões para sinalização e R$ 150 milhões em obras de construção. Os dados foram divulgados pelo superintendente da autarquia no Estado, Antônio Gabriel, em entrevista ao Diário do Comércio, durante a InfraBusiness Expo 2025.

Conservação, manutenção e sinalização

O valor estimado para conservação e manutenção ultrapassa o montante de 2024, que ficou em torno de R$ 730 milhões. No caso da sinalização, os recursos são aplicados no âmbito do programa BR-Legal. Segundo Gabriel, a meta é investir ao menos os R$ 100 milhões previstos, embora a execução dependa da disponibilidade orçamentária.

Obras em andamento

Entre os principais projetos, o superintendente destacou:

  • Pavimentação de 10 km da BR-265;
  • Construção de três pontes na BR-356, entre Muriaé e Ervália;
  • Outras duas pontes na BR-265, próximas a Ilicínea;
  • Pavimentação da BR-367, na divisa com a Bahia, em direção a Salto da Divisa.

Projeções para os próximos anos

De acordo com Gabriel, ainda não há estimativa de valores para 2026, já que o planejamento está em elaboração. No entanto, a tendência é de crescimento dos aportes, com foco não apenas na conservação, mas também em restauração de trechos e ampliação das obras de construção.

Imagem de uma rodovia federal em Minas Gerais, com pista bem conservada e cenário desértico ao redor, ilustrando investimentos nas rodovias federais na região.

Duplicação da BR-381

Um dos pontos centrais do planejamento do Dnit para 2026 é a duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Caeté, trecho que integra a concessão até Governador Valadares. A autarquia será responsável por duplicar 31,4 km divididos em dois lotes: Lote 8A de Caeté até Ravena (18 km) e Lote 8B de Ravena até Belo Horizonte (13,4 km).

Ambos já foram licitados e contratados. Agora, estão em fase de elaboração de projetos. Segundo Gabriel, as obras podem começar ainda em 2025, dependendo da aprovação final dos planos. Em junho, o ministro dos Transportes, Renan Filho, chegou a afirmar que os trabalhos teriam início neste ano.

Requalificação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte

Apesar de a gestão do Anel Rodoviário ter sido transferida para a Prefeitura de Belo Horizonte há dois meses, o Dnit mantém o compromisso de entregar a via requalificada antes da municipalização definitiva. As melhorias incluem recapeamento e nova sinalização.

Os aportes previstos giram em torno de R$ 50 milhões, dos quais quase R$ 30 milhões já foram aplicados. A expectativa é concluir as obras até o fim de outubro, com possibilidade de extensão para novembro.

Quer se manter atualizado sobre as obras de infraestrutura no país? Conheça a Rede de Obras, o radar que mostra o que está sendo construído no Brasil.

Posts relacionados
São Paulo tem 417 cidades com operação privada de saneamento, maior marca do Brasil
MEC autoriza obras de novo campus do IFRS em Porto Alegre
Pindamonhangaba receberá nova planta da Hitachi Energy
Compartilhe
Facebook
LinkedIn